A CasaVó é uma residência cultural na Ilha de Paquetá localizada na Praia das Gaivotas, que promove eventos em épocas específicas do ano, preferencialmente fora do calendário tradicional de atividades da ilha, de forma a tentar criar uma rota alternativa cultural, mesmo em baixa temporada.
As atividades da CasaVó estão ligadas essencialmente à arte contemporânea com abertura para várias linguagens: artes visuais, música, teatro, literatura, arquitetura e áreas afins.
Fernanda Metello, arquiteta e artista visual, frequenta a ilha desde a infância, e vem desenvolvendo ideias para atividades culturais neste local desde 2012. Sua avó, doou a residência de Paquetá, ainda em vida para sua mãe. A casa guarda muitas memórias vividas desde os anos 50, que contadas pela avó e familiares acabou motivando o nome deste espaço de cultura.
A CasaVó foi inaugurada em 20 de outubro de 2018 como sede do Paquetá Experimenta Arte Contemporânea 2, um evento de arte integrada que reuniu 22 participantes entre artistas visuais, músicos, atores e aproximadamente 250 pessoas entre visitantes e moradores da ilha. O Paquetá Iate Clube e arredores também integraram os locais destas apresentações artísticas.
Na edição de estreia do Paquetá Experimenta, o evento aconteceu na Casa de Artes, no Coreto da Praça de São Roque e arredores. Este evento foi um marco da inserção de intervenções de arte contemporânea na ilha com cerca de 500 visitantes. O Paquetá Experimenta tem o objetivo de acontecer bienalmente na ilha. Os eventos já realizados desde 2016 ecoaram por vários meios e assim motivam a continuidade desta e de outras atividades agora sediadas por esta residência cultural.
A CasaVó tem um ritmo próprio. Nem sempre estará aberta ao público, mas sempre que fechada estará em momento de concepção e elaboração. Quando em atividade pública, fruto do amadurecimento de uma idealização, fará a divulgação e com muita satisfação receberá novamente artistas, visitantes e moradores da ilha para alguma experiência artística e vivências que estimulem reflexões sobre nossas questões cotidianas.