Endereço: Praia José Bonifácio, 127 – Sede provisória na XXI Região Administrativa

Presidente: Vânia Barbosa: 3397 2587 e Vice-Presidente: Kátia Pino: 3397 2589

[email protected]

A Academia de Paquetá foi criada no dia 12 de dezembro de 1997, como uma instituição de caráter cultural, sem fins lucrativos e sem interesses políticos ou religiosos, com a finalidade de congregar intelectuais, artistas e pesquisadores ligados à Ilha de Paquetá.

Viver em Paquetá, conviver em Paquetá, é, antes de tudo, um raro privilégio. Nossa ilha é um espaço único, no caos da vida urbana da nossa cidade do Rio. Um oásis de tranqüilidade, onde ainda conseguimos ouvir cantar os pássaros, a música do mar, o silêncio da madrugada tranqüila. Participamos de uma comunidade em que todos nos conhecemos, como integrantes de uma grande família. E nos congregamos, nesta Academia, unidos pela preocupação com a preservação do encantamento e do modo de vida de que nos é dado usufruir.

Se a nossa ilha e o nosso modo de vida são singulares, singular é também esta Academia. Ela não se limita a determinadas dimensões que costumam marcar as organizações da mesma natureza. Não cabe-nos estimular todas as manifestações da Cultura que se fazem no nosso cotidiano insular, especialmente as que marcam a particularidade de nosso modo de vida.