Como o próprio nome indica – Paquetá – muitas pacas, em tupi-guarani –, a Ilha sempre foi local de abrigo para pequenos mamíferos. Os gambás e as diversas espécies de morcegos são ainda encontradas em abundância, até hoje.
Em conjunto com outras Ilhas do Arquipélago e com a área do Manguezal de Guapimirim, formam um rico viveiro de aves silvestres, marinhas e migratórias.
Ainda que em menor quantidade pode-se encontrar nas praias, cavalos marinhos, estrelas do mar, ouriços, mariscos e caramujos. Nas pedras, pequenas ostras, mexilhões e cracas.
Sempre existiu extensa variedade de peixes estimulada inicialmente pelos manguezais e pelos matacões.
A vegetação de Mata Atlântica nativa, ainda exuberante, com a colonização e formação das chácaras foi sendo acrescida de várias árvores frutíferas, palmeiras, os românticos flamboyants e mesmo o nosso raro baobá, a Maria Gorda.
Conheça a Paquetur
A Paquetur é uma iniciativa privada, trabalhando pela revitalização social e cultural de Paquetá desde 1995 e tendo como objetivo social principal a promoção do turismo como base para o desenvolvimento sustentável da Ilha de Paquetá.