Setembro, 2019
Hora
(Sábado) 17:00
Endereço
Casa de Arte - Ilha de Paquetá
Detalhes do Evento
“NOTURNO - David Ganc interpreta a Música de Câmara de Nivaldo Ornelas” No quinto CD solo de sua carreira, David Ganc homenageia o compositor Nivaldo Ornelas apresentando uma parcela
Detalhes do Evento
“NOTURNO – David Ganc interpreta a Música de Câmara de Nivaldo Ornelas”
No quinto CD solo de sua carreira, David Ganc homenageia o compositor Nivaldo Ornelas apresentando uma parcela de sua produção menos conhecida, sua música erudita.
Saxofonista, flautista, compositor e arranjador, Nivaldo Ornelas tem seu nome ligado à MPB, por sua participação em discos e shows do início da carreira de Milton Nascimento, com o Clube de Esquina, e à música instrumental dos grupos de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti. Com 13 CDs lançados, é reconhecido como músico popular de destaque, entretanto, não é muito conhecido do público em geral, que ele também possui um considerável número de obras compostas no estilo de música de câmara. Resultado de sua vivência, esta música é realizada na interseção do erudito com o popular.
No repertório do concerto/CD, fruto de pesquisa de doutorado, constam algumas músicas inéditas como a Suíte Brasil de Holanda– Nassau para flauta/sax alto e piano (6 movimentos) e a peça título do CD, Noturno para flauta e piano(1982), primeira composição erudita de Ornelas, dedicada à David Ganc.
Para esse concerto David Ganc convida a pianista Maria Teresa Madeira.
Repertório
Noturno para flauta e piano (2 movimentos)
Dedicada ao flautista David Ganc.
Variações para flauta e piano baseadas no tema A Colheita do trigo (3 movimentos)
Canção Breve para flauta em sol e piano
Canção do Interior para sax tenor e piano
Suíte Brasil de Holanda – Nassau para flauta/sax alto e piano (6 movimentos)
1 As Lagoas de Maceió
2 Salvador da Bahia
3 Fortaleza de São Luís
4 Paraíba de Natal
5 Teresina de Aracaju
6 Recife, oh Linda!
Todas as composições são de autoria de Nivaldo Ornelas, com exceção de Variações para flauta e piano baseadas no tema A Colheita do trigo, que tem parceria com André Dequech.
.
.
David Ganc
Carioca, flautista, saxofonista e arranjador. 4 CDs solo lançados – Baladas Brasileiras (1996), Caldo de Cana (2000), David Ganc & Quarteto de Cordas Guerra Peixe interpretam Tom Jobim (2004), indicado para o Prêmio TIM 2005 e com Mário Sève, Pixinguinha + Benedito (2005).Coautor, dos livros/CDs “Choro Duetos – Pixinguinha e Benedito Lacerda Vol. 1 e Vol. 2”, Ed. Irmãos Vitale, 2010 / 2011. Idealizou o projeto MBP solos, com cordas? Apresentado no Teatro da Caixa Econômica em Brasília e na Embaixada do Brasil no Paraguai. Foi diretor artístico do concerto de 50 anos da Pro-Arte na Sala Cecília Meireles (2007). Participa do CD “Sopro Contemporâneo Brasileiro”, que é uma seleção dos melhores instrumentistas de sopro do Brasil (1994), e do CD “Os Bambas da Flauta” (2003) que reúne os expoentes brasileiros deste instrumento.
Maria Teresa Madeira
Bacharel em Piano pela UFRJ e Mestre em Música pela Universidade de Iowa, EUA, já realizou recitais e concertos nos EUA, Colômbia, França, Argentina, Finlândia, Tunísia, Espanha e Alemanha, sempre priorizando a divulgação da música brasileira. Foi uma das indicadas ao Prêmio Carlos Gomes de Melhor Pianista de 2002. Lançou em 2003 os CDs “Ernesto Nazareth” Vol. 1 e 2, em piano solo. O Vol. 2 foi um dos indicados ao prêmio Grammy Latino de 2003 de melhor CD de música erudita. Participa regularmente de festivais e concertos que divulgam a música contemporânea brasileira, realizando assim várias estreias. No ano de 2011, completou sua 14ª participação nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Em 2013 foi agraciada com o Prêmio da Música Brasileira da FUNARTE para gravar a obra integral para piano de Ernesto Nazareth, com lançamento previsto para 2016.
Informações: 3397-0517