Reveillon
Sempre é uma festa tradicional na ilha, pois os veranistas geralmente participam, sendo a data uma espécie de abertura do verão, quando os moradores, veranistas e visitantes se confraternizam na Ilha.
A partir do reveillon 2001/2002 a Ilha de Paquetá passa a fazer parte do roteiro oficial da Prefeitura/Riotur para celebração oficial do Ano Novo.
O ponto principal de confraternização ocorre na Praia da Moreninha.
Carnaval
Durante décadas o carnaval da Ilha se polarizava entre os seus principais blocos: Unidos de São Roque (o Bloco do Campo) e o Silêncio do Amor (o Bloco da Ponte).
Apesar de não terem desfilado nos carnavais recentes, essas duas principais agremiações ainda são culturalmente muito fortes e vivem na imaginação da comunidade. Ou você é Unido de São Roque ou você é Silêncio do Amor. Ou você é Campo ou você é Ponte.
O carnaval da Ilha se diversificou e hoje são dezenas de pequenos blocos que saem às ruas transformando o carnaval de Paquetá num dos mais tradicionais, espontâneos e informais da Cidade.
Os principais blocos que alegram as ruas hoje em dia são:
- Bloco do Saca Rolha
- Bloco da Tartaruga
- Bloco dos Coqueiros
- Bloco do Camelo
- Bloco do Goró
- Bloco do Carro Bomba
- Bloco da Tamarineira
- Bloco das Piranhas (do PIC)
- Bloco da Magdala
- Bloco do Garopa
- Bloco do Copo
- Bloco da Poába
- Bloco Só Cana
Páscoa
Celebrada tradicionalmente pela comunidade, incluindo procissão e malhação de Judas.
Festa de São João
Acontece anualmente na Praça de São Roque na data comemorativa do Santo. A festa é tradicionalmente com caráter junino, com fogueiras, barraquinhas e danças típicas.
Festa de São Pedro
Festa organizada pela comunidade dos pescadores, com barraquinhas e danças típicas e a tradicional Procissão Marítima, uma das únicas ainda existentes na Baía da Guanabara. Nesta procissão se integram pescadores de outras comunidades das margens da Baía da Guanabara.
A festa acontece na Praça Augusto Silva, no final da Praia José Bonifácio.
Festas Juninas
São várias festas informais que acontecem em várias ruas da ilha, variando de ano para ano e mantendo a espontaneidade típica desta cultura. As ruas seguras e sem carros da Ilha estimulam e convidam para este tipo de mobilização comunitária.
Festa de São Roque
É a festa mais tradicional da comunidade. A festa que celebra o padroeiro. Uma das mais antigas do Rio de Janeiro, com mais de 300 anos. Celebrada na Praça de São Roque, em torno do dia do santo, 16 de agosto.
Nesta época ocorre a maior confraternização da ilha com moradores, veranistas e familiares, ex-moradores, etc. Todos os que já tiveram algum vínculo com Paquetá celebram São Roque.
Barracas, shows musicais, competições esportivas, gincanas, parquinhos infantis, e recentemente com o apoio institucional da Prefeitura. A festa é, sem dúvida, uma das mais importantes celebrações de rua da Cidade.
Dia de Cosme e Damião
O dia 27 de setembro é comemorado com a tradicional distribuição de doces para a criançada. É também uma festa aos olhos, ver a multidão de crianças que circulam nas ruas (sem carros) de Paquetá. Aos moradores de Paquetá sempre se agregam crianças de outras comunidades, como Itaoca, em São Gonçalo para um dia especial. Uma farra.
Lúdica Infantil
As ruas de saibro e seus carros e as areias da praia formam as facilidades ideais para as tradições de jogos infantis.
Em Paquetá a garotada ainda solta pipa, brinca de pique cola, pique tá, pique esconde, etc., queimado, carniça, bola de gude, búlica, mata-mata, triângulo, brincadeiras de roda, taco, mamãe posso ir, pêra, uva, maçã, salada mista, mandrake, pião, etc.
Os ciclos das brincadeiras ao longo do ano também mantido: tempo de pipa, tempo de pião, tempo de bola de gude.
Conheça a Paquetur
A Paquetur é uma iniciativa privada, trabalhando pela revitalização social e cultural de Paquetá desde 1995 e tendo como objetivo social principal a promoção do turismo como base para o desenvolvimento sustentável da Ilha de Paquetá.