Março, 2019

30Mar17:00CASA DE ARTES - SÉRIE AMARTES - NINA WIRTTI & LUIS BARCELLOSDIA 30 - SÁBADO - 17H00 - INGRESSOS: R$ 15,00Casa de Arte - Ilha de PaquetáCategorias:Livre Por eventoAr livre,Música,Gastronomia

Hora

(Sábado) 17:00

Endereço

Casa de Arte - Ilha de Paquetá

Detalhes do Evento

Nina Wirtti e Luis Barcelos – voz e bandolim

Lançamento “Chão de Caminho”

“O duo ‘Chão de Caminho’ é antes de tudo uma experiência.

As possibilidades da Voz com o Bandolim de 10 cordas são desafiadoras, instigantes. Mas, acima de tudo, o que acontece é um encontro de dois músicos, artistas que se expressam no som trazendo suas bagagens culturais”.

Formado pelo bandolim de dez cordas de Luis Barcelos e pela voz de Nina Wirtti, projeto inédito em disco na história recente da música brasileira, o duo lança um olhar contemporâneo sobre as tradições brasileiras e latinas, em diálogo com a nova safra de compositores do Rio de Janeiro e do Norte do país. O título do CD é extraído da parceria inédita do renomado violonista Yamandu Costa com o consagrado compositor Paulo César Pinheiro.

O repertório surpreendente de ‘Chão de caminho – Voz e bandolim’ (Fina Flor – 2017), álbum que junta o canto preciso de Nina com o toque do bandolim do (também gaúcho e também radicado no Rio) músico Luis Barcelos, hábil no acompanhamento, nos solos e nos contrapontos, tem sido elogiado por crítica e público e é levado ao palco em um show camerístico, popular e surpreendente.

O duo estreou no Rio de Janeiro em meados de 2013, antes mesmo de gravar o disco, e excursionou para fora do país em 2016, em Bogotá – Colômbia no evento MicSur, representando o Brasil no evento.

O CD e o show reúnem algumas canções nostálgicas, e também buscam a essência latino-americana na música brasileira contemporânea, com canções inéditas. Destacam algumas das conexões entre o choro e o samba, tipicamente brasileiros, com o tango argentino, a valsa peruana, a habanera, também super influenciados pelos ritmos e cultura herdados da África. Guto Wirtti, virtuoso contrabaixista, é o único convidado do disco e do show, na releitura de “Amor, no fumes en la cama”, uma canção mexicana dos anos 30, de Adolfo Salas.

No repertório novas canções de autores como Yuri Reis, Anna Paes e Sérgio Solto, Yamandu Costa, além de clássicos como Voltei de Baden Powel e Paulo César Pinheiro e Fruta amarga, tango de Homero Manzi,

 

REPERTÓRIO:
1 – Chão do Caminho – Yamandu Costa e Paulo César Pinheiro
2 – Barco Velero – Rodolpho de Athayde
3 – Bonde da Ilusão – Afonso Machado e Luís Moura
4 – Eu e meu coração – Lupicínio Rodrigues
5 – Amor, no fumes en la cama – Adolfo Salas
6 – Jangada – Hervé Cordovil e Vicente Leporace
7 – Que o céu também me leve – Yuri Reis
8– Fruta amarga – Homero Manzi
9- Mandinga – Anna Paes e Sergio Souto
10- La flor de la canela – Chabuca Granda
11- Negra – Luis Barcelos e Iara Ferreira
12- Voltei – Baden Powell e Paulo César Pinheiro.

Informações: 3397-0517

 

X